RCPN 1º DISTRITO DE SAPUCAIA

O cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 1º Distrito de Sapucaia-RJ, atualmente atende à toda população do município.

Localizado no Centro de Sapucaia-RJ, e apesar de ser uma serventia de interior, o RCPN do 1º Distrito de Sapucaia-RJ está sempre à frente das inovações, sendo pioneiro e piloto em todos os projetos implementados no estado do Rio de Janeiro.

Foi um dos quatro RCPNs pilotos no projeto de RG em parceria com o DETRAN-RJ, sendo o primeiro RCPN do país à prestar tal serviço e fazer a entrega do 1º RG com os dados colhidos diretamente no cartório.

Atendemos sempre de forma cordial, célere e segura. Contamos com informatização total dos atos praticados após à privatização e estamos trabalhando para informatizar o passivo da época do estado.

Em nosso website, podem ser realizados vários serviços, tais como, pedidos de certidões, verificação de publicação de editais de proclamas, download de modelos de requerimentos, entre outros.

Estamos dia a dia trabalhando para melhorar ainda mais o nosso relacionamento com os nossos usuários, nos ajude nesta melhoria, faça sugestões.

REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS:

Atribuição responsável pelos registros das pessoas naturais, tais como nascimento, casamento e óbito. Considerada a atribuição social, pois necessariamente os cidadãos são registrados nela. O RCPN registra o inicio o meio e o final da vida dos cidadãos. Os registros de nascimento e óbito são gratuitos para todos, independentemente da situação financeira dos usuários dos serviços, garantido assim o acesso à cidadania, bem como aos programas sociais à todos que necessitam.

Atualmente, após a vigência da Lei 13.484 de 2017, os RCPNs são considerados Ofícios da Cidadania e estão autorizados a prestar outros serviços remunerados, na forma prevista em convênio, em credenciamento ou em matrícula com órgãos públicos e entidades interessadas.

REGISTRO DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:

Atribuição responsável pelos registros dos demais atos referentes ao estado das pessoas naturais, tais como, separação, divórcio, união estável, ausência, emancipação, etc, bem como às restrições da capacidade jurídica, por exemplo, interdição de direito e/ou criminal, tutela, curatela, etc.